Diferenças entre Tambacu, Tambaqui e Pacu
CARACTERÍSTICAS TAMBACU:
O Tambacu é o híbrido mais comumente usado pelos produtores. Resultado cruzamento induzido entre a fêmea do Tambaqui e o macho do Pacu.
As características gerais como formato, porte e cor acinzentada são mais próximas às do Tambaqui. Peixe forte e robusto pode chegar até cerca de 45kg. Um dos principais objetivos para essa reprodução é conseguir um peixe com grande crescimento (Tambaqui) e com a resistência ao clima frio (Pacu). O cruzamento é um sucesso e o resultado final é um peixe extremamente forte e que rende excelentes brigas aos pescadores. A sua resistência aceita temperaturas abaixo de 20° C se adaptando muito bem ao clima no Estado de São Paulo. O Tambacu tem escamas menores e seu corpo é mais liso e escorregadio. O corpo é mais arredondado que o do Tambaqui.
HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO: É um peixe bastante ativo principalmente com o clima quente. No inverno se alimenta menos, mas não deixa de fazê-lo mantendo a esperança dos pescadores o ano inteiro. Se alimenta de diversos tipos de alimentos e a cada dia descobre-se uma nova isca tentadora para a espécie. Na maioria dos pesqueiros estão muito acostumados a comer a ração flutuante, sendo a técnica da bóia cevadeira uma excelente pedida. São muito mais freqüentes as fisgadas quando o arremesso é feito no centro do lago. Os grandes exemplares estão mais acostumados a alimentação na superfície.
As iscas que trazem maior eficiência são: ração, miçangas, salsicha, tripa de galinha, minhocoçu, massas ( carnívora, queijo, banana, entre outras) e pequenos frutos.
CARACTERÍSTICAS DO TAMBAQUI:
Seu formato é arredondado com coloração parda ou esverdeada na metade superior do corpo e preta na metade inferior, podendo variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água. Os alevinos apresentam manchas escuras espalhadas pelo corpo, geralmente de cor cinza claro. Peixe muito forte e robusto. Alcança cerca de 30kg, mas há registros de exemplares com mais de 40kg. Porém hoje em dia são bem raros. Bastante procurada pelos pescadores essa espécie é extremamente brigadora e rendem belas disputas. Sua fartura de carne e poucos espinhos também são atrativos. Um dos gigantes peixes de escamas do Amazonas. O corpo é comprido e possui escamas um pouco mais largas que o híbrido Tambacu. Os tambaquis não são muito resistentes ao frio e por isso não são tão encontrados quanto os Tambacus no Estado de SP. A temperatura ideal varia entre 26°C e 28°C.
HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO: Crescem rapidamente e aceitam uma grande variedade de alimentos, desde pequenos frutos, como: coquinho, goiaba entre outros até salsicha e ração. Na maioria dos pesqueiros estão muito acostumados a comer a ração flutuante, sendo a técnica da bóia cevadeira uma excelente pedida. São muito mais freqüentes as fisgadas quando o arremesso é feito no centro do lago. Os grandes exemplares estão mais acostumados a alimentação na superfície.
As iscas que trazem maior eficiência são: ração, miçangas, salsicha, tripa de galinha, minhocoçu, massas ( carnívora, queijo, banana, entre outras) e pequenos frutos.
CARACTERÍSTICAS PACU E PATINGA:
A Patinga é o cruzamento híbrido do pacu com a pirapitinga da amazônia, a pirapitinga chega até 25 kg e tem os mesmos hábitos do pacu, come de tudo, desde frutos e pedaços de peixes e minhoca. Um peixe valente e brigador, tem cor prateada e o rabo avermelhado. Existe apenas em pesque-pagues.
Iscas para Patinga: Massa , Salsicha , Minhocuçu, Minhoca, Milho Verde , Lambari , Mussarela, Miçanga etc…..
Um grande abraço e quem gosto deixa um comentário abaixo.
Quer uma proteção solar, proteção contra insetos e secagem rápida, facil fácil roupas king o conforto e a proteção está aqui.
E você ainda não consegue pegar aquele peixe dos sonhos, agora ficou mais fácil com “As Matadeiras”, entre no site e faça seus pedidos.
www.asmatadeiras.com.br
Gostei das dicas muito boa
muito obrigado amigo Valdilson seja bem vindo.
Um grande abraço.
cleber
Muito esclarecedor, hoje fui comprar um Tambaqui mas acredito que me venderam um Pacu, o sabor da carne é bem parecido mas o Pacu tem um monte de espinhos pequenos que são um perigo para as crianças.
Agora acho que não vão me enrolar denovo rs…
show Marcus ficamos muito contente em poder ajudar, na próxima você já vai preparado kkkkkkkkk, e muito obrigado por nos acompanhar.
Um grande abraço.
Em Busca dos Gigantes
hj fui comprar uma tilápia e me venderam um cará, nunca mas eu vou ser enganado desse jeito. só compro se for tilápia porque o cará não tem gosto de tilápia e sim de cará.
Tambacu é um peixe híbrido, sendo resultado do cruzamento induzido da fêmea de Tambaqui com o macho de Pacu.
Uma duvida.
Se fosse ao contrario, o cruzamento entre a femea do Pacu com o macho do Tambaqui?
Bom dia amigo Glauco
Não mudaria nada Glauco a ordem não altera os generes a produção sairia tambacu também.
Um grande abraço e obrigado por nos acompanhar.
Cleber
Nesse caso do cruzamento entre a fêmea do pacu e o macho do tambaqui o híbrido resultante é o PAQUI!
A patinga tem gosto forte ou é mais suave?
ela tem muito espinhos ou não (espinhos pequenos) ?
Ola Viviane
A patinga e a mesma coisa que o pacu não muda nada o sabor que é muito bom kkkkkkk.
Grato
Cleber
nossa to começando criar agora eles ja estao maisomenos 15 cm de comprimento , mas nao do conta de diferenciar tambaqui de tambacu de matrinxa do amazonas e tAMBEM PIRAPITINGA PARECE SER TUDO IGUAL ,OU TALVEZ ME VENDERAM TROCADOS NAO ENTENDO, COMO VOU FAZER QUANDO FOR VENDER
Boa noite
Vede tudo como pacu.
abraço.
Muito esclarecedoras suas informações! Esse tambacu tem espinhos pequenos tipo um “y”?
Na verdade tem diferença dos cruzamentos…do cruzamento da fêmea do pacu com o macho do tambaqui, produz-se o “paqui” mas é tudo japones ou chines ou coreano é tudo parecido!!!!
E a caranha é a mesma pirapitinga ou não?
E caranha é a mesma pirapitinga ou não?
Exatamente amigo Valdomiro na verdade dependendo da região uns falam caranga e outros pirapitinga.
Qual cresce mais rápido, tambaqui ou tambacu?
Ambos crescem igual
Não, o tambacu chega nos 40 kilos até mais o pacu não cresce muito não 6 kilo na média
Ambos crescem iguais
Gostaria de saber se Tambacu come avelinos de tilápia.
Sim sem dúvida